Frequently Asked Questions

DALENDO, A MANEIRA QUE VOCÊ CRIA O VALOR

Quando se trata de financiamento, seja para a Estátua da Liberdade ou a Sagrada Família, um icônico monumento do século 19 em Barcelona, Crowdfunding permite que o público em geral para financiar um projeto que pode se conectar.

É um método de financiamento alternativo que ocorre em todos os setores da economia. Lembre-se do filme de John CASSAVETES SHADOWS de 1958, que foi financiado graças a editores de rádio. Ou o ex-presidente dos EUA, Barack OBAMA, que arrecadou US $ 750 milhões para sua campanha presidencial em 2008, dois terços dos quais foram fornecidos por pequenos apoiantes.

Crowdfunding prova a sua força na ligação de uma comunidade de pessoas que podem não se conhecer e lhes permite contribuir para a criação de trabalhos artísticos, tecnológicos, ecológicos ou qualquer outro que lhes interessa!

Dalendo está trabalhando para tornar o mundo uma aldeia global de crowdfunding!

A Dalendo é a plataforma de financiamento participativo que deseja que todo criador de um projeto, onde quer que ele esteja, possa realizar o projeto dos seus sonhos atraindo contribuidores apaixonados!

Qualquer que seja a sua profissão ou sua paixão, vir até a Dalendo significa que você tem que quê a mais: “você deseja impactar positivamente o seu entorno imediato, sua cidade, sua comunidade, sua região, seu país, ou seja, o mundo!”

É este quantum que, na Dalendo, chamamos de “o valor”.

Melhor ainda, aqueles que acreditam em você, aqueles que doam, que emprestam, que investem em você, eles também têm esta partícula. Eles têm esse desejo de criar o valor.

E é a criação do valor que nos une. Dando vida aos diferentes projetos estudamos juntos a melhor forma de criar valor através do emprego, dos impactos positivos de ações sociais, culturais, esportivas, associativas, caritativas, tecnológicas, ecológicas, ambientais, e outras.

Levamos em consideração:

-          a inovação sob todas as suas formas;

-          a solidariedade coletiva e mundial;

-          a liberdade de lançar e de sustentar os projetos que lhe dão prazer;

-          a felicidade de dividir e compartilhar os valores comuns.

A Dalendo é também uma plataforma financeira e tecnológica que cuida para que a comunidade de Dalenders possa realizar trocas com toda segurança, sejam elas conselhos, incentivos, contrapartidas diversas, dinheiro e outras.

Desejamos colocar você no cerne das ambições da Dalendo. Vocês são as musas criadoras desta plataforma. E consideramos, a cada dia, a sua maneira de criar valor.

A Dalendo apoia os projetos que salientam: a criatividade, a inovação sob todas as suas formas, a solidariedade, a dimensão cidadã e o empreendedorismo. Damos a mesma prioridade a qualquer uma destas categorias.

Em todo o caso, pediremos sempre ao criador do projeto que vá além em sua abordagem.

Por exemplo: deseja implementar um evento cultural? – Utilize a Dalendo para encontrar os contribuidores que apoiarão você. Mas quais serão os impactos deste evento? – Ele pode ser um sucesso e assim desejamos que aconteça. Mas então, o que você planeja fazer para que os efeitos deste evento durem e impactem tão positivamente seus participantes que você talvez possa fazer disso sua empresa, possa criar grupos de reflexão, inspirar pessoas que, graças ao seu evento possam querer melhorar ou mudar de vida?

Esta é a noção de valor que está no cerne de nossa plataforma. Desejamos acompanhá-lo para que sua paixão crie valor para você e para os outros.

Álbuns, filmes, livros, estudos, escolas, parque eólico, lojas de conveniência, objetos conectados, bem-estar, viagens, economia de água, esportes, reportagens... Você tem todas as razões para depositar seu projeto na Dalendo!

Chamamos sua atenção para o fato de que acompanhamos os projetos que criam uma obra original com um fator de diferenciação comprovada.

Queremos que quando os contribuidores leiam sua página de projeto, que eles digam a si mesmo que se trata de um projeto original, inovador e criativo, de modo que eles queiram apoiá-lo financeiramente e, sobretudo, que queiram divulgá-lo em suas redes sociais e entre seus amigos, parentes e assim por diante...

Recusamos notadamente todos os projetos:

-          que estejam incompletos;

-          que não sejam resultados da criação de uma obra original ou melhorada: se o projeto for uma cópia de um produto ou de um serviço existente ao qual ele não aporte nenhuma melhoria e/ou novidade e/ou verdadeiro fator de diferenciação;

-          cuja obra não tenha sido criada/fabricada pelo criador do projeto;

-          que sejam submetidos a leis específicas como por exemplo: armas e similares, álcool e similares, explosivos e similares, medicamentos e similares;

-          tais como alimentos e bebidas energéticas que não tenham obtido autorização legal e/ou administrativa;

-          qualquer projeto que requeira uma autorização administrativa ou regulamentar para o início da atividade;

-          que visem, direta ou indiretamente, qualquer revenda ou tentativa de revenda de bem ou serviço mediante remuneração;

-          que visem, direta ou indiretamente, os produtos e serviços apresentados como tendo um poder de cura suscetível de desviar o público dos profissionais especializados em tratar as patologias envolvidas;

-          que tenham por consequência, direta ou indiretamente, a violação dos direitos de autor e similares, de propriedade intelectual e similares (marcas, modelos, desenhos, patentes...);

-          de conteúdo chocante (incitando principalmente o ódio, a violência, o desequilíbrio familiar e social...);

-          de conteúdo pornográfico;

-          contrário à ordem pública e aos bons costumes;

-          que visem, direta ou indiretamente, a revenda de bens e/ou serviços.

De uma maneira geral, nos reservamos o direito de recusar o seu projeto sem a necessidade de justificar o motivo.

Se você tem um projeto cuja realização e colocação no mercado depende de regulamentação ou é suscetível de apresentar um perigo ou de perturbar sensivelmente os contribuidores ou consumidores e/ou a integridade de nossa plataforma, você deve entrar em contato conosco.

O ser humano existe para se sentir útil. Esta é uma verdade absoluta; é isto que o move quando você apoia um projeto. Você se conectou a esta ideia, objeto, projeto... e você contribui com este projeto pela satisfação de vê-lo alcançar o sucesso.

Você contribuiu financeiramente com ele. E sua satisfação será ainda maior à medida que você acompanhar a evolução deste projeto e vibrar à medida que ele avançar em direção ao seu objetivo final: a concretização.

E se esse projeto tiver o benefício de oferecer a você contrapartidas pelas suas contribuições, então é um pouco da sua assinatura que você encontrará nelas.

Os Dalenders, membros da comunidade da Dalendo, são todo mundo. Pouco importa sua nacionalidade ou país; o Dalender juntou-se à comunidade para conhecer, dividir, compartilhar esta formidável aventura dos projetos criadores de valor.

Todo mundo pode contribuir com os projetos de sua escolha: parentes, amigos, parceiros, clientes e outras pessoas que conheçam os criadores do projeto. E também aqueles que se sintam tocados por estes projetos e que queiram vê-los tomar forma e se concretizar.

O criador do projeto deve ter 18 anos ou um representante legal, ou ainda um tutor legal.

Ele deve estar situado em um país cuja moeda nacional seja notadamente: Euro, GBP, USD, CAD, NOK, BRL, DKK, SEK, CHF entre outras.

A inscrição na Dalendo é gratuita.

Na Dalendo aplicamos a regra do tudo ou nada. Isso significa que se sua campanha de arrecadação de fundos não atingir o objetivo fixado por você, restituiremos todos os fundos aos respectivos contribuidores.

Esta regra é uma força para o criador do projeto, pois ele:

-          deve ter muito cuidado e determinar com prudência o montante de dinheiro que busca.

Se seu projeto custa R$ 2.000 por que solicitar R$ 5.000?;

-          deve assumir o compromisso e a responsabilidade de se doar ao máximo para que sua campanha seja um sucesso;

-          deve atrair também os contribuidores que se sentirão ainda mais motivados de vê-lo obter sucesso em sua campanha no prazo determinado.

Os criadores de projetos determinam livremente as contrapartidas de seus projetos. A contrapartida é uma espécie de recompensa pela contribuição dada ao projeto pelo contribuidor Dalender.

A Dalendo lembra que as contrapartidas devem estar diretamente associadas ao projeto. As próprias contribuições devem respeitar nossas regras de elegibilidade a fim de poderem ser exibidas na plataforma.

A plataforma financeira Dalendo é um serviço de relacionamento dos criadores e contribuidores para seus projetos. Quanto a isto, ela recebe uma comissão de 2,5 a 6,5% (sem taxas) aplicada à soma dos fundos coletados em caso de sucesso da campanha. É o criador do projeto quem paga esta remuneração aplicada, em uma parcela, no fechamento de sua campanha de sucesso.

Em caso de fracasso, a Dalendo não recebe comissão. É importante observar que nossa parceira LEMONWAY, estabelecimento de pagamento autorizado, também aplica suas taxas bancárias a fim de transferir os fundos para o criador do projeto.

De modo concreto o dinheiro de sua contribuição que você transfere de sua conta Dalendo continua sendo de sua propriedade e não circula por outras contas bancárias da Dalendo. A LEMONWAY realiza um “Serviço de pagamento” na qualidade de estabelecimento de pagamento no sentido do estabelecido no artigo de lei 522-1 do Código monetário e financeiro, aprovado pela Autoridade de controle prudencial e resolução ACPR. Esta informação pode ser verificada a qualquer instante no site https://www.regafi.fr, entrando em “LEMONWAY”.

A LEMONWAY recolhe todas as contribuições dos contribuidores Dalenders especificamente para o projeto apoiado. Depois, em caso de sucesso da campanha da coleta, sobre nossa autorização a LEMONWAY transfere os fundos ao criador do projeto.

Contribuidores

Contribua com o seu projeto e gerenciar a sua contribuição

Ao se inscrever na Dalendo, você pode fazer as contribuições sem contrapartida ou contribuições em troca de contrapartidas escolhidas por você na coluna da direita na página de cada projeto.

Uma vez que tenha se decidido, você indica seu modo de pagamento na página segura.

Na Dalendo, aceitamos suas contribuições em mais de 100 moedas, graças ao conhecimento de nossos parceiros LEMONWAY e STRIPE, que trabalham diariamente para democratizar os pagamentos pelo mundo.

Aceitamos também os seguintes cartões: Visa, MasterCard, American Express, JCB, Discover, e Diners Club.

Você pode contribuir com até R$ 10.000 por cartão.

Uma vez que o criador do projeto aceite este modo de pagamento, é possível utilizar sua conta PAYPAL para realizá-lo. Se for o caso, na página do projeto você verá o logotipo do Paypal.

O princípio é que sua conta seja debitada quando você efetuar o pagamento no valor de sua contribuição.

No entanto, sua contribuição não é efetivamente transferida para o criador do projeto a não ser que sua coleta de fundos seja concluída com sucesso. Em caso de fracasso, seus fundos lhe serão integralmente reembolsados sem nenhuma taxa.

ATENÇÃO: não é possível contribuir com os projetos por meio de cheque. Infelizmente não trabalhamos com este meio de pagamento.

No âmbito de nosso comprometimento em favor da luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo, lhe informamos que em caso de transferência de uma contribuição superior a R$250 e/ou um acúmulo de contribuições de mais de R$2.500 você deverá fornecer as seguintes informações:

-          documento de identidade: carteira de identidade ou passaporte em vigor;

-          comprovante de residência com menos de três meses: conta de água, conta de luz... exceto conta de celular;

-          número de identificação bancária (NIB);

-          foto recente: sendo entendido que nenhum usuário vê a quantia das somas que você empresta.

Estes documentos são obrigatórios uma vez que a soma que transita em sua conta “emprestador” ultrapasse os R$2.500 e/ou se você efetuar um reembolso de sua conta “emprestador” para sua conta bancária tradicional.

Se você estiver hospedado, basta fornecer um atestado de hospedagem assinado por seu hospedeiro e datado em menos de três meses. Se você residir fora do Brasil, então você deve fornecer, além dos documentos descritos acima, sua declaração de imposto do país de sua residência ou o atestado fiscal emitido pela administração fiscal do país de sua residência.

Como para qualquer transação on-line, você deve indicar seus dados bancários clássicos (número do cartão, data de vencimento do cartão, o código de segurança de três dígitos localizado na parte de trás do cartão).

Você vai notar que cada vez mais estabelecimentos financeiros estão solicitando a confirmação das transações com a inserção de um código PIN recebido via SMS, a fim de confirmar que você é realmente o detentor do cartão utilizado para a citada transação.

Em se tratando do PayPal, você deve possuir uma conta PayPal para enviar o dinheiro. Para abrir uma conta, você pode acessar o endereço a seguir: http://www.paypal.com.br

A partir do momento em que contribuir para um projeto, você poderá entrar em contato com o criador do mesmo por mensagem privada. Em todo caso, você pode se conectar à página do projeto e deixar um comentário em seu nome na aba “Comentários”.

Nossa plataforma permite que você compartilhe o projeto apoiado em várias redes sociais (Facebook, Twitter, Messenger, Whatsapp e outros), e também via celular. Sendo assim, informe sua família, pais e amigos de que este projeto merece ser apoiado, e peça para eles divulgarem nas próprias redes sociais.

É preciso entender que você escolhe contribuir com o projeto sem que haja transferência de propriedade (plena propriedade, propriedade intelectual e outras) em seu benefício em relação ao projeto apoiado. Por outro lado, o criador do projeto que se compromete em fornecer contrapartidas, quaisquer que sejam suas formas, deve cumpri-lo. A Dalendo não pode ser responsabilizada, direta ou indiretamente, quanto às relações definidas entre o criador do projeto e você. Selecionamos os documentos e estabelecemos a ligação entre um criador de projeto e os contribuidores suscetíveis de interesse em seu projeto.

Na Dalendo, para modificar a sua contribuição, você deve conectar-se ao seu espaço pessoal na parte “Gerenciar minhas contribuições”. Aí você pode cancelar sua contribuição ao projeto em questão, aumentar o montante ou manter seus fundos.

Em todo caso, não se esqueça de que não enviamos o dinheiro ao criador do projeto a não ser que a campanha finalize com sucesso. Em caso de fracasso da campanha, qualquer que seja o modo de pagamento utilizado, você mantém os fundos.

Enquanto uma campanha estiver em curso, você pode cancelar sua contribuição a um projeto. No espaço “Gerenciar minhas contribuições”, você pode cancelar a contribuição ao projeto em questão, clicando no botão “Cancelar”. Depois disso, você pode acessar o novo projeto de seu interesse a fim de contribuir nele.

Enquanto a campanha do projeto para o qual você tiver contribuído estiver em curso, você pode cancelar a sua contribuição.

Entretanto, os cancelamentos não são possíveis a partir de 48 horas antes da data de vencimento do fechamento, a fim de permitir um final feliz para a campanha do criador do projeto.

Esta questão é importante e é objeto de inúmeros debates internacionais em relação às soluções ideais a serem introduzidas em caso de fracasso do criador do projeto na execução deste.

A Dalendo realiza uma seleção de documentos reunindo diversos indicadores que nos permitem verificar a viabilidade, a seriedade do criador do projeto e do próprio projeto em si.

Hoje em dia, a única solução é a responsabilização do criador do projeto que deve entender que a "multidão" apaixonada acredita nele e que ele precisa cumprir seus compromissos. Entretanto, é importante lembrar que entre o surgimento da ideia e a materialização do projeto (evento, produto, serviço...), existem etapas repletas de risco (os subcontratados que devem fabricar certas peças falham ou atrasam a entrega na cadeia de montagem, a autorização administrativa que vence ou é recusada...).

Convidamos você a enviar uma mensagem ao criador do projeto a partir do seu espaço pessoal. Você também pode deixar um comentário na página do projeto.

Você pode apoiar quantos projetos desejar. Recomendamos que tire um tempo para acompanhar os projetos e não hesite em falar com os criadores dos projetos.

Em relação a nós, leve em conta que nossa atividade é regulamentada, assim sendo, devemos ter um mínimo de informações a seu respeito (exceto no caso específico de transferências superiores a R$250 onde justificativas são obrigatórias). No entanto, em nossa plataforma, você pode utilizar um pseudônimo, e também ocultar o valor de sua contribuição.

Todas as suas informações pessoais e, sobretudo os dados bancários, são confidenciais. No entanto, em caso de campanha com contrapartida, você entende que o criador do projeto precisa de informações básicas, como nome e sobrenome, endereço de entrega, e-mail e número de telefone a fim de lhe enviar as contrapartidas.

Você apoia um projeto que acabou de concluir sua campanha de coleta de fundos com sucesso. A Dalendo notifica a boa notícia, por e-mail, a todos os Dalenders que tenham contribuído com o projeto. Mantenha-se conectado também às suas redes sociais favoritas. Informaremos também nossa comunidade de Dalenders.

Esperamos também que você transmita a boa notícia àqueles de suas redes que confiaram em você e que, assim como você, também contribuíram para o projeto.

Quando uma campanha de coleta de fundos fracassa, você conserva os fundos que havia enviado para o projeto. A devolução de sua doação é efetuada sem nenhuma taxa.

Em caso de atraso na entrega de sua contrapartida, você deve entrar em contato diretamente com o criador do projeto, a fim de que ele explique o atraso.

Em nenhum caso, interferimos na questão das entregas das contrapartidas.

É por isso que você ganha tempo entrando em contato diretamente com o criador do projeto para o qual fez a contribuição.

Como funciona o fundraising?

Verificamos a elegibilidade dos projetos, bem como a coesão entre a apresentação e os objetivos, tanto do projeto quanto da campanha prevista. Em todo caso, analisamos o modelo econômico do projeto que nos é submetido. O projeto publicado na Dalendo deve criar valor ao mesmo tempo para o criador do projeto e seu público, sua clientela e futuros beneficiários do projeto. Este deve ter um objeto alvo, claramente definido.

Seja o criador do projeto uma pessoa física, uma associação, uma empresa ou uma coletividade local e qualquer que seja o setor de intervenção (cultural, associativo, artístico, de eventos), ele deve demonstrar que avaliou seu projeto em sua totalidade.

É bom lembrar que um criador de projeto que alavanca os fundos na internet se torna exposto muito rapidamente nas diferentes mídias e redes sociais. Por causa disso, o criador do projeto deve se lembrar que:

-          sua reputação na internet é um verdadeiro dado rastreável e dificilmente apagável;

-          ao apresentar um projeto em um setor, ele é julgado e observado pela Comunidade de seu setor. Sendo assim, ele representa apenas a si mesmo, mas também a uma profissão, um ramo de atividade...

Acontece que os projetos atrasam por razões não imputáveis aos criadores dos projetos.

Por outro lado, lembramos a você que o financiamento participativo é feito de Divulgação, Divulgação, Divulgação. Antes, durante e depois da campanha de coleta de fundos, a fim de que a comunidade de Dalenders mantenha o prazer de apoiá-lo, contribuir para os seus projetos e também para os novos criadores de projetos.

Controlamos para que as condições de elegibilidade dos projetos em nossa plataforma sejam respeitadas.

Em se tratando de direitos como a propriedade intelectual, o criador do projeto é responsável pelo conteúdo exposto por ele em nosso site. E cabe a ele cuidar para que os direitos que ele reivindica sobre um projeto pertençam a ele plenamente.

A coleta de fundos pode atingir seu objetivo na data prevista para o vencimento da campanha.

Além disso, ela também pode atingir seu objetivo de levantamento de fundos, de maneira antecipada, ou seja, antes da data de fechamento da coleta. Desta forma, o criador do projeto terá mais fundos para concretizar seu projeto.

Pagamentos

Recorremos a um estabelecimento de pagamento autorizado para receber seus fundos. Uma vez a campanha de coleta concluída com sucesso, solicitamos ao estabelecimento de pagamento autorizado para proceder a transferência da totalidade de fundos para a conta do criador do projeto.

Sendo assim, seu dinheiro não circula pelos servidores da Dalendo. Quando você deseja fazer uma contribuição e escolhe seu modo de pagamento (por exemplo, LEMONWAY, STRIPE, PAYPAL), uma carteira eletrônica ou “wallet” é aberta em seu nome pelo estabelecimento de pagamento escolhido.

Do mesmo modo, o criador do projeto também tem uma carteira eletrônica atribuída a ele para receber suas contribuições. Nós interferimos para autorizar a transferência final dos fundos para a conta bancária dele em caso de sucesso da campanha. Em caso de fracasso, os fundos são restituídos para você, integralmente, sem taxas.

Nossos parceiros financeiros permitem que você contribua para os projetos de sua escolha:

-          via cartões: VISA, MASTERCARD, AMERICAN EXPRESS, JCB, DISCOVER, e DINERS CLUB

-          em mais de 100 moedas: Euro, GBP, USD, CAD, BRL, NOK, DKK, SEK, CHF entre outras.

Estes parceiros cobram taxas de processamentos bancários das operações que podem chegar até geralmente 3%, exceção feita ao pagamento por PayPal que pode atingir 4,99% + R$ 0,60 por transação (realizadas no Brasil).

Ao término da coleta e unicamente em caso de sucesso da campanha, o criador do projeto recebe uma soma correspondente ao total das contribuições dadas ao seu projeto, após dedução feita do montante da comissão Dalendo (oscilando entre 2,5 a 6,5% sem taxas) e a porcentagem das taxas bancárias além dos 4,99% (caso do PayPal).

Se for conveniente, você pode utilizar o PayPal. Entendemos que alguns internautas evitam a qualquer preço inserir seus dados bancários em sites, por medo de que suas informações sejam armazenadas. A Dalendo não armazena seus dados bancários.

A fim de estudar o impacto fiscal de sua doação em seu imposto, sugerimos que entre em contato com seu contador habitual ou com a administração fiscal do seu local de residência. No Brasil, acesse o site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br).

Após o projeto de sua escolha

Na página de cada projeto, você vai encontrar um convite para acompanhar “Siga este projeto”, no canto superior à esquerda da imagem do cabeçalho do projeto. Clique neste link se quiser acompanhar o projeto. Você também pode visualizar todos os projetos seguidos por você no seu espaço pessoal.

Caso não deseje mais seguir um projeto, basta clicar no link “Cancelar a assinatura”.

Criadores de projeto

Lançamento de uma campanha em Dalendo

A inscrição é inteiramente gratuita, assim como o depósito do projeto.

A Dalendo seleciona os projetos com base na criatividade, inovação sob todas as suas formas, solidariedade, dimensão cidadã, desenvolvimento sustentável, transição ecológica e empreendedorismo geral.

O projeto deve gerar valor

1.       para o criador do projeto e também,

2.       a curto, médio ou longo prazo

3.       levar valor para sua Comunidade, cidade, região, país, mundo. Pouco importa o tamanho de suas ambições. É imperativo que outras pessoas se beneficiem da utilidade do seu projeto.

4.       O projeto entra em uma das categorias de projetos definidas por nossa plataforma.

5.       Ele tem um objetivo preciso: álbuns, filmes, livros, estudos, escolas, parque eólico, lojas de conveniência, vendas esportivas, objetos conectados, bem-estar, viagens, economia de água, esportes, reportagens, documentário...

Este é também o caso do estudante que busca fundos para se formar. Olhamos o perfil do estudante, seu percurso e se seu projeto de estudo vai na direção da criação de valor para ele e para os outros.

Seu projeto é útil? Seu projeto tem um impacto coletivo?

Você deve clicar no link “Iniciar um projeto” e seguir as instruções de envio do projeto para nossa equipe, que entrará em contato com você dentro do prazo de 12 horas.

Verificamos a seriedade, a coerência e a credibilidade do criador do projeto e deste em si.

Se receber um aviso favorável de nossa parte, e se os termos da campanha estiverem em ordem, então aconselhamos você:

-          a compartilhar seu projeto nas redes sociais, via whatsapp, messenger e sms. Colocamos à sua disposição ferramentas para facilitar a propagação de sua página das redes sociais;

-          a divulgar por telefone e e-mail os fins da campanha e seus objetivos junto aos seus parentes, amigos, parceiros, clientes, a fim de que todos saibam que você lançou uma coleta e que eles podem participar dela;

-          a dedicar 30 minutos por dia à sua campanha a fim de atualizar a página do projeto e a responder às perguntas dos seus contribuidores. Você também pode trocar mensagens com os contribuidores Dalenders, graças ao sistema de mensagem interna;

-          a agradecer seus contribuidores;

-          a informar seus contribuidores sobre a realização do seu projeto, mesmo depois do fim da coleta.

Qualquer pessoa física, de pelo menos 18 anos, pode apresentar um projeto.

Além disso, você deve ter uma conta bancária. Em caso de sucesso na campanha, devemos transferir os fundos para você. É também por isso que você deve nos enviar os documentos a seguir:

-          uma cópia da Carteira de identidade ou do passaporte válido;

-          comprovante de residência com menos de três meses (exceto conta de celular): conta de gás, luz, seguro residencial, conta de telefone fixo, recibo do aluguel. Se você for locatário, uma declaração de locação devidamente assinada pelo seu proprietário;

-          um número de identificação bancária em seu nome a fim de transferir os fundos objetos do empréstimo a reembolsar.

Qualquer pessoa jurídica (empresa, empresa social e solidária, associação, coletividade local e suas extensões de economia mista...) também pode depositar um projeto na plataforma Dalendo.

A entidade deve fornecer:

-          um comprovante de seu registro;

-          os documentos comprobatórios exigidos por lei (autorizações, deliberações, decretos valendo como reconhecimento de utilidade pública, as decisões fiscais de interesse geral...);

-          os estatutos certificados pela direção;

-          as cópias dos documentos de identidade - carteiras de identidade ou passaportes válidos das pessoas-chave da estrutura (dirigentes, principais beneficiários econômicos...);

-          número de identificação bancária.

O montante mínimo da coleta é de R$5,00. Não há montante máximo. Verificamos a seriedade, a credibilidade e a coerência entre o montante a ser atingido e a apresentação do projeto.

Você deve determinar o montante de sua coleta em função das despesas necessárias para fazer avançar seu projeto na hipótese de sua campanha finalizar com sucesso.

Não hesite em definir um objetivo de campanha de razoável alcance. Na verdade, quanto mais você aumentar o seu objetivo, mais deverá se engajar no trabalho de atualizar sua página e de acompanhar a promoção de sua campanha.

Além disso, é mais fácil levantar fundos com sucesso quando já existe uma comunidade, pois bastará redirecioná-los para a página do seu projeto. Por outro lado, na falta de apoios existentes, você precisará criar sua comunidade de apoio e aprender a divulgar, divulgar e divulgar. Fazer uma campanha de crowdfunding força você a canalizar a energia em si mesmo e a se superar. É, sem dúvida, uma bela aventura humana a se viver!

Você deve fixar seu objetivo levando em conta os centros de custos e as despesas a seguir:

-          o custo do seu projeto: você listou todas as despesas necessárias para lançar seu projeto;

-          a comissão da Dalendo;

-          o custo de realização das contrapartidas oferecidas aos seus contribuidores;

-          os fretes para envio destas contrapartidas;

-          o imposto aplicado à comissão da Dalendo que as pessoas jurídicas devem reter para o Estado;

-          o imposto aplicado principalmente nas pré-vendas no âmbito de suas campanhas, dependendo do caso, que você deverá coletar e pagar ao Estado;

-          as eventuais outras taxas aplicáveis relacionadas ao país de residência do contribuidor.

Seu projeto pode efetivamente recolher mais contribuições do que o previsto. Isso é bom! Implica também que você fez um verdadeiro esforço de:

-          apresentar um projeto dinâmico, atraente e estimulante;

-          definir os patamares das contrapartidas: seus contribuidores esperam ver você alcançar novos patamares durante o avanço do seu projeto;

-          pensar o pós-campanha, pois se sua campanha teve sucesso, seus contribuidores terão ainda mais confiança e desejo de contribuir para os seus novos projetos.

Como regra geral, quando sua campanha em curso atinge 30% do objetivo, ela tem 80% de chance alcançar o sucesso. Se esta mesma campanha atinge os 50% do objetivo, então ela tem mais de 90% de chance alcançar o sucesso.

A pré-venda supõe uma fabricação, uma produção ou o equivalente. Se seu projeto se baseia nesta abordagem, a escolha da pré-venda se fará naturalmente. E você fará de modo que uma contribuição lhe permita entregar uma pré-venda.

No caso da pré-venda, você pode definir os patamares das “pré-vendas”. Quanto mais os patamares vão sendo excedidos, mais os contribuidores terão versões melhoradas do seu produto, por exemplo.

O objetivo puramente financeiro ajuda você a abrir a campanha para uma quantidade maior de pequenos contribuidores que podem contribuir a partir de R$5,00 (a contribuição mínima na Dalendo).

Você pretenderá recompensar os contribuidores através de contrapartidas. Você deverá definir, pelo menos, quatro patamares para suas contrapartidas. Além disso, os patamares são aumentados e mais os contribuidores vão se beneficiar da melhoria das características de sua oferta e das recompensas oferecidas.

Aplicamos a regra do tudo ou nada. Se sua campanha não atingir o objetivo definido, então você não receberá os fundos. Você não paga nenhuma taxa de cancelamento, e os contribuidores conservam seus fundos.

Aconselhamos você a fixar um prazo razoável para a duração da sua coleta (45 dias, em média), levando em conta o montante que deseja acumular. A duração máxima é de 90 dias.

Esta regra é tirada da observação de várias campanhas no exterior. Observamos uma forte atividade na página de um projeto no início e no fim da campanha. Durante o período intermediário da campanha, a página perderá em atividade. Isso pode significar menos fundos coletados.

Assim sendo, é preferível que uma campanha seja de curta duração e que você se doe plenamente à divulgação junto ao seu círculo familiar, de amigos, clientes, parceiros e de suas respectivas redes, a fim de atrair o grande público. É graças ao grande público que você multiplicará sua chance de concluir sua campanha com sucesso.

Você pode utilizar o PayPal para sua campanha de coleta de fundos desde que você clique no campo “PayPal” para ativá-lo no momento da elaboração da página do seu projeto.

Não se esqueça de que você deve ter uma conta profissional verificada a fim de receber os fundos obtidos na coleta concluída com sucesso.

De acordo com as instruções do PayPal, algumas pessoas ou organizações poderão precisar fornecer informações complementares sobre suas campanhas. Por exemplo:

-          Nome completo

-          Endereço

-          Data de nascimento

-          Certificado de registro da empresa

-          Documento de identidade com foto

-          Endereço do site associado à campanha

-          Comprovante de exoneração de impostos para as associações de caridade

-          Plano de negócios e missão da empresa

-          Nome dos proprietários e dirigentes da organização

-          Estratégia de marketing

-          Informações sobre vendedores, fornecedores, fabricantes ou distribuidores

-          Datas previstas de produção e distribuição

O PayPal também pode solicitar aos organizadores que lhe forneçam documentos que confirmem suas identidades ou a integridade da organização e que expliquem como o dinheiro recolhido ao longo da campanha será utilizado.

O PayPal aplica taxas de 4,99% + R$ 0,60 por transação. Nossa comissão sobre as doações de R$100.000 é de 5%, sem as taxas.

Se seu projeto foi realizado por várias pessoas, vocês devem nomear um chefe de projeto e será ele quem receberá os fundos.

A princípio, aceitamos os documentos dos criadores de projetos residentes na zona SEPA (Espaço Econômico Europeu, Islândia, Noruega e os Departamentos ultramarinos), Estados Unidos, Canadá, Austrália, Brasil e Hong Kong.

Para todos os outros países, entre em contato conosco a fim de estudarmos juntos como podemos ajudá-lo a trazer seus projetos à vida.

Seu projeto pode ser redigido em francês, inglês e/ou português de acordo com a dimensão que você deseja lhe dar. Você pode escolher os idiomas durante a elaboração do seu projeto e durante o processo. Nenhum projeto validado poderá ser traduzido a posteriori.

Tratando-se de contribuições com ou sem contrapartida, você não pode oferecer:

-          contrapartidas financeiras (juros, royalties, dividendos e similares);

-          cupons ou vales de descontos, vale-compras e similares;

-          contrapartidas proibidas pela lei ou cuja circulação ou execução seja submetida a uma regulamentação estrita.

Assim sendo, você não pode oferecer uma contrapartida sob a condição suspensiva da realização pelo contribuidor de outra compra.

Assim, de forma mais simples, você deve oferecer contrapartidas:

-          em natura;

-          originais;

-          de preferência, personalizadas;

-          justas: cuide para que o contribuidor ache que a contrapartida que você lhe oferece é proporcionalmente justa ao dinheiro que ele doou a você;

-          e, sobretudo, em ligação direta com o projeto, pois aconselhamos você a se manter concentrado na realização de seu projeto e não em eventuais vendas cruzadas.

Você pode oferecer um amplo painel de contrapartidas de 1 a 250 reais, ou mais. Pense em definir bem a escala destas contrapartidas de maneira harmoniosa.

O exemplo dos mecanismos utilizados nos vídeo games é muito interessante. Trata-se de incitar os jogadores a jogar mais. E uma vez que os jogadores atinjam um patamar, então outro patamar incentivador se segue.

Por exemplo, você pode determinar suas contrapartidas de acordo com o modelo a seguir, no caso de um álbum:

1º patamar: R$5,00 de contribuição ou mais - 1ª contrapartida: Exibição do nome do contribuidor nas redes sociais

2º patamar: R$10,00 ou mais - 2ª contrapartida: um CD com duas faixas + Exibição do nome do contribuidor nas redes sociais

3º patamar: R$15,00 de contribuição ou mais - 3ª contrapartida: Álbum completo na forma digital + Exibição do nome do contribuidor nas redes sociais

4º patamar: R$20,00 de contribuição ou mais - 4ª contrapartida: Álbum físico enviado para o contribuidor + frete grátis + Exibição do nome do contribuidor nas redes sociais

5º patamar: R$40,00 de contribuição ou mais - 5ª contrapartida: Primeiro álbum do grupo + Novo Opus + frete grátis + Exibição do nome do contribuidor nas redes sociais

6º patamar: R$100,00 de contribuição ou mais - 6ª contrapartida: Convite para um show privado + Exibição do nome do contribuidor nas redes sociais

7º patamar: R$250,00 de contribuição ou mais - 7ª contrapartida: Convite para o ensaio pré-show + Convite para um show privado + Novo Opus + Exibição do nome do contribuidor nas redes sociais

Veja bem que o objetivo é obter o engajamento dos contribuidores para sua campanha e recompensá-los pelo apoio.

Assim sendo, você vai recompensá-los proporcionalmente ao apoio dado por eles. Em nosso exemplo, o 4º patamar não pode querer ganhar o novo Opus do 5º patamar nem o convite para os ensaios pré-show do 7º.

Lembre-se de que os contribuidores são os seus Embaixadores e que eles falarão de sua campanha para todas as redes deles. Assim, quanto mais você oferecer a eles contrapartidas personalizadas, justas, estimulantes e originais, mais eles lhe farão bem incitando outros contribuidores a doarem para a sua campanha.

Além disso, mesmo se a média das contribuições para as campanhas de doações tenderem a aumentar de R$25 (barreira psicológica e montante mais popular) para R$65, permanece a máxima de que seus contribuidores não terão vontade de apoiá-lo uma por uma se suas contrapartidas não forem originais, justas, personalizadas e em conexão direta com seu projeto.

Qual é o valor agregado de cada uma de suas contrapartidas? Qual é o “a mais” de cada uma de suas contrapartidas?

Você determina livremente o número de contrapartidas. As contrapartidas devem ser efetivamente entregues aos contribuidores. Por isso, planeje bem com antecedência, o número de contrapartidas que você terá que honrar com seus contribuidores.

As opções de frete são aplicadas por padrão. Você pode determiná-las a nível nacional ou internacional.

Ao fixar seu objetivo, você deve avaliar principalmente:

-          o custo de realização das contrapartidas;

-          o número de contrapartidas oferecidas por você;

e adicionar as despesas de envio de suas contrapartidas, pois a cada contribuição recebida, os fretes são presumidamente adicionados.

Você deve fornecer uma documentação completa a fim de que nossa equipe a analise e decida lhe dar uma continuação favorável. Caso solicitemos a realização de modificações, a sua documentação não será publicada antes que as modificações sejam realizadas.

Assim, é preciso preencher cuidadosamente as quatro partes principais de sua documentação: as bases do seu projeto, as eventuais contrapartidas previstas, a história do seu projeto e a seção relacionada a você.

Em relação aos documentos comprobatórios, você deve fornecê-los a fim de poder receber os fundos obtidos na coleta concluída com sucesso. Escolha seu status de acordo com o que você é:

-          Particular

-          Empresa

-          Associação

-          Associação de interesse geral

-          Organização de utilidade pública

Da mesma forma, precisaremos destas informações para a faturação. Pode acontecer de você mudar de status ao longo da coleta. Neste caso, bastará realizar novamente o procedimento atualizando o seu status.

Na fase de “preview” você poderá pré-visualizar o seu projeto. Você poderá, então, modificá-lo. Caso tenha preenchido todos os campos e se sinta pronto para enviá-lo, então basta clicar no botão “Enviar”. Nossa equipe lhe responderá dentro das 12 horas subsequentes.

No caso de um aviso favorável, você pode ser convidado a fazer algumas modificações. Uma vez essas modificações efetuadas, você poderá realizar a publicação de seu projeto, clicando em “Publicar”.

Se você quiser alterar a descrição de seu projeto, basta clicar no botão "Editar" na página do projeto.
Se você quiser informar seus colaboradores sobre as notícias de seu projeto, primeiro você deve se identificar no site. Uma vez feito, clique na guia "Notícias" "
Você pode adicionar notícias, fotos, vídeos.
Em seguida, clique no botão "" Visualizar "" para ver as notícias que deseja publicar. Você pode salvar seu projeto de notícias clicando no botão "" Salvar "".
Se você quiser publicar suas notícias imediatamente, clique em "" Enviar "".
Além disso, quando há atividade em sua página, você é notificado por meio de notificação para o seu endereço de e-mail. "

Animação de uma campanha de financiamento coletivo

Uma vez que seu projeto tenha sido publicado, você não pode modificar os seguintes parâmetros:

-          data de vencimento da campanha;

-          objetivo financeiro da campanha;

-          as contrapartidas, sejam quais forem a natureza destas modificações.

Você pode atualizar, se necessário: a descrição do projeto, as imagens, os vídeos...

É importante atualizar as notícias sobre o seu projeto na aba “Notícias”.

Você pode entrar em contato conosco em caso de urgência de modificação por qualquer motivo legítimo que não cause prejuízo à confiança que os contribuidores possam ter depositado em seu projeto.

Você pode cancelar seu projeto de maneira irreversível. Será preciso informar aos contribuidores por meio da página do seu projeto na aba “Notícias”. Cada contribuidor é informado do cancelamento de sua campanha. E nós restituiremos a eles a totalidade da quantia doada à sua coleta. Você não poderá aspirar a estas somas, mesmo se sua campanha tiver sido concluída com sucesso.

Que sortudo! Sua coleta vence na data prevista inicialmente. Assim, você pode continuar a recolher mais fundos e ultrapassar seu objetivo inicial. Você aumenta suas chances de realizar o seu projeto.

Se desejar modificar a descrição do seu projeto, basta clicar no botão “Editar” da página do projeto.

Se desejar informar aos seus contribuidores notícias sobre o seu projeto, você deve, inicialmente, se identificar no site. Uma vez feito isso, clique na aba “Notícias”

Você pode adicionar notícias, fotos e vídeos.

Em seguida, é só clicar no botão “Visualizar” para ver a notícia que deseja publicar. Você pode salvar seu projeto de notícia, clicando no botão “Salvar”.

Se desejar publicar sua notícia imediatamente é só clicar em “Enviar”.

Além disso, quando houver atividades em sua página, você é informado por notificações em seu endereço de e-mail.

Por fim, você pode escolher enviar notícias apenas aos seus contribuidores e eles as receberão por e-mail.

A Dalendo permite que você compartilhe a página do seu projeto em um amplo painel de suportes. Você pode compartilhar o vídeo de sua página clicando no botão “Exportar” sob o vídeo.

Além disso, você também encontra o botão no menu “social” vertical na sua página, clicando no sinal “</>”.

Você também pode clicar no símbolo do envelope para enviar a url do seu projeto por e-mail.

Em seu painel de controle, clique na aba “Meus contribuidores”, a fim de ver a lista de todos os seus contribuidores. Você pode clicar em “Exportar” para exportar a lista de contribuidores em formato excel, csv.

Você também recebe, automaticamente, este arquivo no e-mail ligado à sua conta Dalendo.

No arquivo da lista dos contribuidores, você tem acesso às seguintes informações:

-          Nome

-          Sobrenome

-          Apelido

-          Endereço completo

Se um ou mais endereços estiver faltando, você pode entrar em contado com o contribuidor a fim de que ele o indique. Você pode também convidá-los a clicar na aba “Minhas transações” e na seção “Endereço” eles devem indicar seus endereços de entrega.

Isso permitirá que você tenha uma lista atualizada.

Transferiremos os fundos coletados com sucesso em 7 a 10 dias úteis após a data de vencimento de sua campanha. Se você atingir seu objetivo antes da data de fechamento da campanha, será preciso continuar a dinamizar sua campanha para recolher mais fundos. E, uma vez a campanha concluída, nós nos encarregaremos da transferência dos fundos para voce.

Nós levamos adiante os projetos, por exemplo, de acordo com seus conteúdos, redações, apoios, dinamismo do criador em sustentar seu projeto.

A Dalendo implementou um plano de propagação de todos os projetos através da plataforma e também nas redes sociais.

O criador do projeto deve:

-          se manifestar durante sua campanha: divulgar, divulgar e divulgar;

-          evitar pensar que ele está mendigando ou suplicando. O financiamento participativo é um modo alternativo de financiamento. Os bancos, os Estados também devem buscar dinheiro nos mercados. Trata-se de uma aventura humana que todo criador de projeto deve abraçar com toda energia e motivação do início ao fim da campanha;

-          aprender a se “vender” e a “vender” seu projeto sem exageros, pois é preciso manter o compromisso de realizar o projeto;

-          ousar entrar em contato com parentes, amigos, parceiros, clientes e pedir que eles entrem em contato com as pessoas ao redor e com as respectivas redes sociais;

-          propagar sua página nas redes sociais;

-          agradecer aos contribuidores de seu projeto e solicitar que eles dividam e compartilhem a página do projeto com outras pessoas e com suas redes;

-          entrar em contato com a imprensa e as rádios locais;

-          não hesitar trabalhar a comunicação visual via panfletos e outros meios, sempre controlando bem seu orçamento para comunicação;

-          agradecer a seus contribuidores e mantê-los informados sobre o andamento do seu projeto.

O fim da campanha

Em seu painel de controle, clique na aba “Contribuidores” da sua companha de coleta de fundos para o projeto. Você pode ver a lista dos contribuidores pelos apelidos utilizados.

A aba “Meus contribuidores” permite que você veja seus nomes, sobrenomes, endereços, e-mails, contribuições feitas e as contrapartidas que desejam receber.

Esta lista pode ser exportada em um arquivo excel, csv.

Ao longo da sua coleta, publique notícias relacionadas ao seu projeto. Ao publicá-las (imagens, vídeos e outros), seus contribuidores as receberão por e-mail. Você também pode compartilhá-las através das redes sociais, assim como os seus contribuidores.

Por fim, utilize suas mensagens privadas na Dalendo para se comunicar com um contribuidor em particular.

A página do seu projeto continua pública, quer ele tenha sucesso ou não.

Em caso de sucesso de sua campanha, aproveite sua página ativa para dar informações sobre a realização do projeto. A aba “notícias” estará sempre à sua disposição para informar seus antigos contribuidores.

E você também poderá entrar em contato com eles por meio de mensagens internas.

Em caso de fracasso, sua página não poderá ser consultada via nosso motor de busca ou percorrendo as categorias do site. Mas a url do projeto continuará existindo. Ao visitar seu perfil, você também terá acesso à página do seu projeto.

Você criou uma comunidade em torno do seu projeto. Mantenha essa comunidade viva dando notícias sobre a realização do seu projeto. Em que etapa de realização ele se encontra?

Durante o período pós-coleta aconselhamos você a:

-          enviar um e-mail de agradecimento ao fim de sua campanha;

-          informar aos contribuidores sobre as etapas cruciais: “entramos em fase de produção”; “vou expor em tal galeria”; estaremos presentes entre os dias 10 e 12 em tal cidade, em tal endereço”;

-          compartilhar imagens: fotos, vídeos, cartazes. Você já passou pela experiência da campanha. Organize-se;

-          informar os contribuidores sobre os problemas: a internet está lenta. Você tem um problema? – Não se faça de morto. Você vai exacerbar toda uma comunidade de contribuidores que não obstante, confiou em você, lhe dando dinheiro, conselhos, motivação... Você tem um problema, um grande problema, então você deve falar com eles. Mantenha sempre a transparência e, sobretudo, ofereça uma solução para manter a confiança deles.

Por fim, se você seguir estas regras, sua comunidade vai continuar tendo confiança em você para seus futuros projetos na Dalendo.

Você não pode mais relançar a campanha utilizando a página inicial do projeto. Você precisa criar uma nova página de projeto. Entretanto, será necessário compreender as razões do seu fracasso, identificar os pontos de melhoria a fim de poder minimizar suas chances de um novo fracasso e, consequentemente, multiplicar suas chances de sucesso.

Pagamentos

Temos parceiros financeiros como a LEMONWAY e a STRIPE que geram os fluxos financeiros em função do local de execução do projeto e em função da moeda utilizada ao longo da campanha de crowdfunding:

-          a LEMONWAY para os projetos cujas campanhas são executadas no âmbito da zona do SEPA (Espaço Econômico Europeu);

-          o STRIPE intervém principalmente para as campanhas lançadas a partir do Canadá e dos outros países fora da zona do SEPA;

-          o PayPal, de acordo com a escolha dos criadores de projetos situados nos países cobertos pelo PayPal.

Os fundos coletados não transitam pelos servidores da Dalendo. Na verdade, estes parceiros financeiros autorizados criam carteiras eletrônicas para os contribuidores e os criadores de projetos. E é pelos servidores seguros destes parceiros financeiros autorizados que o dinheiro vai circular.

Na data de vencimento de sua campanha o objetivo inicialmente previsto foi atingido. A Dalendo vai fazer de forma com que os fundos coletados sejam transferidos para sua conta bancária no prazo de 7 a 10 dias úteis. Nossa parceira financeira deverá confirmar que a transferência pôde ser executada.

Ao estabelecer seu objetivo de campanha, o criador do projeto deve levar em conta o fato de que os seguintes encargos devem ser deduzidos do montante coletado pela campanha:

-          a comissão da Dalendo de até 6%, sem taxas, do montante coletado;

-          as taxas de transações bancárias (processamento e segurança dos fluxos financeiros) de 3%.

Assim, estes encargos devem ser adicionados ao custo do criador do projeto ao fixar o montante da coleta a ser atingido.

No fechamento da campanha, os encargos só serão aplicados em caso de sucesso da campanha de coleta de fundos.

Em caso de fracasso, todos os contribuidores serão reembolsados integralmente, sem encargos.

Eis aqui a repartição de nossa comissão, de acordo com o montante da coleta e de acordo com a utilização do PayPal como conta de coleta dos fundos.

 Exemplo: um criador de projeto consegue R$ 10 000 de doações na plataforma Dalendo.            
 Os fundos são coletados via Lemonway, Dalendo vai faturar desse criador do projeto 6% de R$ 10 000, ou seja, R$ 600 (excluindo taxas).            
 O criador de projeto vai, então, receber R$ 10 000 - (R$ 600 + IVA vigente*)            
 *A taxa de IVA depende do país de localização do criador de projeto           


  
 Exemplo: um criador de projeto consegue R$ 150 000 de doações na plataforma Dalendo.         
 Os fundos são coletados via Lemonway, Dalendo vai faturar desse criador de projeto:         
 6,5 % de R$ 100 000, ou seja, R$ 6 500 (excluindo taxas)        
 mais 5,5% de (150 000 - 100 000 = R$ 50 000), ou seja, R$ 2 750 (excluindo taxas)        
 ou seja, R$ 9 250 (excluindo taxas) no total        
 Esse criador de projeto vai, então, receber R$ 150 000 - (R$ 9 250 + IVA vigente*)        
 *A taxa de IVA depende do país de localização do criador de projeto 

Nossa conta não varia se você utilizar uma conta Stripe. A Stripe cobra uma comissão de 2,9% + 0,25 por transação.

Você terminou sua coleta com sucesso? Parabéns. Deduziremos nossa comissão do montante coletado. Nosso parceiro autorizado que gerencia os fluxos financeiros deve realizar a verificação dos seus documentos comprobatórios e os sob sua responsabilidade. Uma vez isso feito, você receberá os fundos em sua conta bancária.

Lembramos que o criador do projeto deve ter uma conta bancária aberta na zona do SEPA (Espaço Econômico Europeu) na América do Norte, em Hong Kong ou no Brasil.

No caso de uma campanha organizada com o PayPal, você receberá os fundos na quantia pertinente, em sua conta PayPal e bastará que você os transfira para sua conta bancária tradicional.

Todo criador de projeto deve nos comunicar as informações naturais para nos permitir realizar a transferência com toda segurança dos fundos coletados com sucesso na data de expiração da campanha.

Você deve fazer o upload do seu número de identificação bancária e dos seguintes documentos:

1.       para as pessoas físicas: cópia da Carteira de identidade ou do passaporte válido; um comprovante de residência de menos de três meses (excluindo conta de telefone celular);

2.       para as pessoas jurídicas do tipo “empresa”: comprovante de inscrição no cadastro nacional de pessoa jurídica emitido a menos de três menos (no Brasil, cartão do CNPJ), cópia do estatuto atualizado e assinado por ou pelos representantes legais, cópia da carteira de identidade (carteira nacional de identidade ou passaporte válido) do representante legal, bem como de todos os detentores de mais de 25% do capital social da empresa;

3.       para as associações e similares: cópia do recibo da declaração na prefeitura, cópia do estatuto da associação, se for o caso, a cópia dos documentos de identidade do Presidente da associação.

Na conclusão de sua coleta com sucesso, nosso parceiro financeiro verifica os documentos fornecidos e, se for o caso, valida sua documentação a fim de proceder com a transferência dos fundos coletados para a sua conta bancária.

Em regra geral, os fundos estarão disponíveis em sua conta bancária no prazo máximo de 10 dias úteis após o fechamento de sua coleta, desde que todos os seus documentos sejam validados por nosso parceiro (Lemonway ou Stripe). No caso específico do PayPal, exceto caso contrário, a transferência dos fundos de sua conta PayPal para sua conta bancária leva, mais ou menos, cinco dias.

Questões legais

No âmbito das ofertas de “doações” com ou sem contrapartidas, a plataforma Dalendo conecta os criadores de projeto e os potenciais contribuidores suscetíveis de apoiar financeiramente seus projetos. Por causa disso, o criador goza de plena propriedade sob seu projeto. Não temos nenhum direito sobre seu projeto, assim como os contribuidores também não. No âmbito deste tipo de financiamento participativo, nenhum contribuidor se torna associado, nem tem direitos sobre os royalties sobre a realização de um projeto, sob o pretexto de sua contribuição a este último.

May I Help You?
Dalendo Help Center
×
+